Sobre o grupo

O COMPASSSODF originou-se do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM-DF) que surgiu para atender, inicialmente, aos mestrandos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE – UnB). Inicialmente, o coordenador do grupo era o professor Dr Cristiano Alberto Muniz. O GEPEM-DF tinha por objetivo congregar os pesquisadores em Educação Matemática do DF. Também participava do GEPEM a professora Nilza Eigenheer Bertoni.

Entre 2002 e 2004 o número de integrantes do GEPEM-DF aumentou, tendo em vista a permanência de pessoas que já haviam terminado seus mestrados no programa da FE – UnB e a chegada de alguns professores que estavam interessados em estudar a Educação Matemática.

Em 2006 o GEPEM-DF reviu seus objetivos, pois já não era mais composto por alunos do mestrado da FE – UnB e, a partir de uma consulta aos seus membros, passou a denominar-se COMPASSODF, pois o termo “compasso” pode ser entendido como um instrumento utilizado para desenhar arcos e circunferências e, na música, o termo refere-se à organização de tempo e de rítmo. Portanto, é na aglutinação dos dois significados que nos vemos como grupo: um movimento de pessoas onde as ideias circulam, crescem e se materializam dando forma e ritmo aos estudos e à pesquisa coletiva que desenvolvemos.

Desde então, desenvolvemos pesquisa sobre a história da educação matemática no Distrito Federal (DF) no período de 1960 até os dias atuais. Entendemos por educação matemática toda e qualquer prática educativa que envolve o ensino e a aprendizagem de matemática, no âmbito das etapas e das modalidades da escolarização brasileira. Utilizamos como fonte de pesquisa livros didáticos, revistas pedagógicas, currículos/programas, documentos oficiais e narrativas de professores e gestores da educação do DF.

Essa pesquisa tem possibilitado resgatar documentos; conhecer professores, suas memórias, seus sentimentos e compreensões sobre o ensino de Matemática, elementos importantes na composição da “Memória viva” do ensino e da aprendizagem Matemática no DF

Nesse sentido, o COMPASSODF tem produzido trabalhos em nível local, regional, nacional e internacional referentes à história da educação matemática no DF e disponibilizado documentos para projetos parceiros.

Atualmente, somos um grupo não institucional composto pelas professoras pesquisadoras:

Carmyra Oliveira Batista – SEEDF – Currículo Lattes
Edilene Simões Costa – UFMS – Currículo Lattes
Mônica Menezes de Souza – SEEDF – Currículo Lattes
Rosália Policarpo Fagundes – SEEDF – Currículo Lattes